Neste detonado de Pokémon White 2 e Pokémon Black 2, para Nintendo DS,
você acompanhará toda a evolução do jogo, da escolha de seu primeiro
pokémon até as batalhas contra a Elite Four. Veja também dicas sobre que
tipos de pokémons usar em cada batalha importante do game, que pokémons
estão disponíveis em cada área e como terminar o jogo com um poderoso
time sob seu comando.
Em BW2, o jogador retorna à região de Unova – baseada na cidade de Nova
Iorque -, dois anos depois da batalha contra o Team Plasma. A história é
a mesma de sempre: você controla um treinador de pokémon no início de
sua jornada até se tornar o campeão.
O inícioAo começar o jogo, é apresentada a abertura tradicional desde os primeiros jogos: o professor pokémon da região aparece e introduz o jogador ao mundo, com uma explicação geral do que são pokémons e como eles são usados. Neste caso, é a Professora Juniper que aparece e pergunta qual o sexo e o nome do jogador.
A ação então passa para a cidade de Aspertia, onde sua mãe recebe uma ligação da professora, informando que ela quer lhe dar um Pokédex de presente. A assistente dela, Bianca, está viajando até a cidade para fazer a entrega. Uma vez que você esteja no controle, converse com a sua mãe e saia de casa.
No mapa geral de Aspertia, siga para o norte, onde você será interceptado pelo seu rival e a irmã dele. Após o diálogo, ele se junta a você, que pode continuar a explorar o local. O seu objetivo é encontrar Bianca, que está em algum lugar da cidade. Você pode visitar todos os prédios com exceção do ginásio e do centro pokémon. Depois de se habituar com o mapa, suba as escadas próximas à saída para encontrá-la.
Após o diálogo, Bianca vai lhe dar a opção de escolher seu pokémon inicial, que pode ser Snivy (Grass), Tepig (Fire) ou Oshawott (Water). Os três começam no nível 5, com um golpe normal e um de suporte. Como é possível personalizar o time, nenhum deles possui grandes vantagens sobre os outros e a decisão fica de acordo com o gosto do jogador.
Depois de escolher, você poderá dar um apelido para seu pokémon e vai
receber uma Pokédex, um aparelho que registra automaticamente as
informações de todos os pokémons que você encontra. Após a conversa,
retorne para casa. Seu rival vai encontrá-lo no caminho e desafiá-lo
para uma batalha, na qual ele usa o pokémon que tem vantagem sobre o
seu. Como nenhum dos pokémons possui golpes de seus tipos, a batalha se
resume a quem consegue causar dano mais rápido.
Após a batalha, você será levado ao centro Pokémon para curar seu time.
Lá você vai receber instruções sobre como usar o computador e o
mercado. Em seguida, você recebe 10 Poké-Balls. Depois de sair do
centro, sua mãe aparece e lhe dá os Running Shoes, que permitem que você
corra segurando o botão B. Você também recebe o mapa da região de
Unova. Saia da cidade em seguida.A área ao norte de Aspertia é uma trilha rural pequena. Lá você encontra Bianca, que lhe explica como capturar pokémons em grama alta: basta reduzir o HP do oponente o máximo possível, sem derrotá-lo, antes de jogar a bola.
Uma vez na cidade, fale com Alder, que pede que você o encontre em sua casa, que fica no norte da cidade. Siga-o até lá. Ele pede que você encontre o seu rival para que ambos treinem juntos. Depois disso, siga para a Rota 20, uma rota montanhosa, com vários treinadores que vão querer desafiá-lo. Neste local você pode encontrar Patrat (Normal), Pidove (Normal/Flying), Purrloin (Dark), Sewaddle (Grass/Bug) e Sunkern (Grass). Capture pelo menos um Pidove e, se não tiver escolhido Snivy, um Sewaddle ou Sunkern.
Os treinadores da área possuem pokémons de nível 4, nada que seja assustador se você estiver com o treinamento em dia. Continue a rota em direção ao norte em direção ao rancho, onde você será mais uma vez desafiado pelo seu rival. Ele usará o mesmo pokémon da última luta, desta vez no nível 8 e com um golpe elemental. O seu time, entretanto, deve ser maior que o dele, portanto use isto a seu favor não começando a batalha com o seu pokémon principal. Se você escolheu Tepig, lidere com o Sewaddle ou Sunkern que você capturou antes para ter uma vantagem (Sewaddle só aprende um golpe do tipo Grass no nível 15, mas Sunkern já começa com Absorb).
Depois da batalha, os donos do rancho aparecem e explicam que um dos seus pokémons, um Herdier, está perdido. Você e seu rival se oferecem para encontrá-lo e, a partir deste momento, você pode começar a explorar o Rancho.
Os pokémons que você pode encontrar aqui são Azurill (Normal), Lillipup (Normal), Mareep (Electric), Patrat (Normal), Pidove (Normal/Flying), Psyduck (Water) e Riolu (Fighting). Capture pelo menos um Mareep e um Lillipup com a habilidade Pick Up para conseguir alguns items de graça. Se precisar, capture também um Psyduck. A captura mais importante da área, entretanto, é o raro Riolu, que só aparece 5% das vezes. Ele será importante em seguida.
Existem também alguns treinadores na área com pokémons de nível 6. Enfrente todos eles para conseguir um pouco de dinheiro. Explore a área ao norte do rancho até encontrar um homem estranho com o Herdier perdido. Após confrontá-lo, ele jogar um item em você e aproveita a chance para escapar.
O item em questão é o TM 21, que é usado para ensinar o golpe
Frustration. Ao contrário das gerações anteriores, os TMs agora possuem
usos ilimitados, então aproveite para ensinar este golpe para todos os
pokémons do seu time. Frustration é um golpe que causa mais dano se seus
pokémons não gostarem de você, o que é padrão para os monstros
recém-capturados. A mecânica do jogo fará com que este golpe cause cada
vez menos dano, mas isso não é algo que você deva se preocupar no
momento.
Após resolver os problemas no rancho, retorne para a casa de Alder em
Floccesy, onde você será desafiado para uma batalha pelos seus
discípulos. Cada um deles possui um dos macacos elementais, Pansage
(Grass), Pansear (Fire) e Panpour (Water), mas o tipo depende do pokémon
inicial que você escolheu. Na primeira batalha, o adversário usa o
pokémon que é fraco contra seu inicial e, na segunda, o que é forte
contra ele. Todos os adversários estarão no nível 9, mas como seu time é
maior e é curado entre cada batalha, não será uma luta difícil.Após sair da casa, você será abordado por um homem que lhe dará uma Medal Box. Medalhas são o equivalente aos Achievements no jogo. Para comemorar, ele também lhe dá a First Step Medal. Enquanto você se aventurava, um novo líder de ginásio chegou em Aspertia, o que significa que é hora de voltar ao lar.
O ginásio de Aspertia fica localizado a oeste do Centro Pokémon. Lá dentro existe uma escola para treinadores novos. No fundo da sala de aula existe uma porta que leva para as quadras de batalha, onde você encontra o primeiro líder: Cheren, especialista no tipo Normal. Fale com ele e ele pedirá que você enfrente os outros dois treinadores antes que ele aceite seu desafio.
Os dois treinadores possuem um Lillipup e um Patrat cada, todos no nível 9. Use estas batalhas para aumentar o nível de seus pokémons mais fracos e garanta que seu time esteja pelo menos no nível 10.
A batalha contra Cheren não deve ser muito difícil. Ele lidera com um
Patrat de nível 11 e possui um Lillipup de nível 13 na reserva. O grande
perigo destes pokémons é o golpe Work Up, que aumenta o Ataque e o
Ataque especial, mas fora isso, uma boa ofensiva é tudo o que é
necessário para vencer. Cheren também possui uma poção e vai usá-la
quando um de seus pokémons estiver com a vida baixa, então cuide para
isto não atrapalhar sua estratégia.
Se esta luta estiver lhe causando problemas, treine o Riolu que você
capturou no Floccesy Ranch até o nível 15 para que ele aprenda o golpe
Force Palm, que é eficaz contra o tipo Normal.Após vencer Cheren, você recebe Basic Badge, a primeira das oito insigneas da região de Unova, e o TM 83, que ensina o golpe Work Up.
Saindo do ginásio, você encontra Bianca, que lhe dá outro TM, o TM 27, que contém o golpe Return. Return é, em essência, o contrário de Frustration, o que significa que ele causa mais dano se o pokémon gosta mais de seu treinador. O poder máximo do golpe é o equivalente a 102, o que é bem maior que outros golpes disponíveis nesta altura do jogo (o golpe Tackle, por exemplo, possui poder 50). Existem várias formas de aumentar a felicidade de um pokémon, mas por enquanto a mais eficaz é andar ou ganhar níveis.
Ela também vai lhe dar o C-Gear, um dispositivo que permite se conectar e fazer trocas. Depois de receber estes itens, retorne para a Rota 20
Em busca da segunda insígnia
De posse da Basic Badge, o homem que bloqueava o seu caminho na Rota 20 vai deixá-lo passar e explorar o resto do trajeto. Cuidado com os treinadores desta área, que possuem pokémons de nível 11, mas nada que você não tenha encontrado ainda. Siga pela trilha até chegar à cidade de Virbank.
Na entrada, você recebe uma chamada de sua mãe e em seguida encontra Roxie, a líder do ginásio local. Você pode desafiá-la em seguida, mas é recomendado explorar a região antes. Depois de reconhecer o terreno, siga ao sul para o Complexo Industrial.
Esta área abriga vários pokémons novos. Você pode encontrar Growlithe (Fire), Koffing (Poison), Magnemite (Electric/Steel), além dos velhos conhecidos Patrat e Pidove. Quem possui a versão Black 2 pode encontrar Magby (Fire), já jogadores de White 2 podem capturar Elekid (Electric). Capture os pokémons que completam o seu time e também um ou dois Magnemite (um com a habilidade Magnet Pull e outro com Sturdy – treine este último).
Como sempre, derrote todos os treinadores da região para conseguir dinheiro e experiência. Eles possuem pokémons de nível 12 e o recomendado é que você treine até pelo menos o nível 14.
Para esta batalha, confie no Magnemite que você capturou no complexo, já que ele é imune aos ataques mais poderosos dos oponentes. Você também pode usar seu próprio Koffing, apenas lembre-se de não usar golpes do tipo Poison. Pokémons do tipo Fire são uteis contra o Whirlipede, mas lembre-se de tomar cuidado com o golpe Protect, que evita qualquer dano. A estratégia de Roxie vai ser envenenar o seu time e se proteger. Ela também possui uma Super Potion. Após a batalha, você recebe a Toxic Badge e o TM 09, que contém Venoshock.
A próxima parada é a cidade de Castelia, mas, antes de poder partir, você deve conferir a área ao norte de Virbank – PokéStar Studios. Após uma cutscene, você vai se transformar em um ator de cinema e pode criar seus próprios filmes.
Em seguida, siga para o porto de Virbank, onde você vai encontrar Roxie e seu rival enfrentando soldados do Team Plasma. Você deve derrotar um deles (que possui um Patrat de nível 14) antes de prosseguir. Roxie também lhe dará o HM01, que possui o golpe Cut. Ensine-o a seu Patrat ou Lillipup. Um outro membro vai escapar em direção à Rota 20, siga até lá e encontre-o próximo à ponte. Retorne mais uma vez ao porto e após mais uma conversa você pode comprar uma passagem e seguir em direção a Castelia.
A terceira insignia
Ao chegar em Castelia você será recepcionado por um palhaço que lhe dá uma bicicleta. Esta é a maior cidade do jogo e foi desenvolvida para ser uma grande metrópole. Siga para a rua na extrema esquerda do mapa para encontrar o terceiro ginásio, mas ele está trancado porque seu líder, Burgh, saiu para investigar aparições do Team Plasma na cidade.
O seu objetivo é encontrar a caverna que fica ao norte da escada de entrada. Você pode atravessar a ponte se estiver jogando no verão ou primavera, mas nas outras estações é necessário dar uma volta. Os pokémons que você encontra aqui são Grimer (Poison), Rattata (Normal) e Zubat (Flying/Poison) e os oponentes usam pokémons no nível 16 ou 17.
Após chegar à caverna, você deve enfrentar dois soldados do Team Plasma que possuem um Scraggy e um Sandile. Após a batalha, você encontra Burgh, que lhe dá o HM 04, Strength, um golpe com poder 80. O líder e seu rival vão embora e você pode escolher entre voltar para a cidade e desafiá-lo ou explorar mais um pouco.
Se decidir seguir para a caverna ao norte, você vai encontrar mais alguns treinadores e novos pokémons, como Onix (Rock/Ground), Roggenrola (Rock), Timburr (Fighting), Woobat (Psychic/Flying) e Drilbur (Ground). Lembre-se de capturar Timburr e Onix ou Drilbur, eles serão úteis em desafios futuros.
Existe também uma pequena clareira que pode ser encontrada seguindo a esquerda da escada por onde você entra nos esgotos e atravessando a primeira ponte ao sul. Nela você encontra um parque onde você pode capturar novos pokémons. As espécies disponíveis são Rattata (Normal), Pidove (Normal/Flying) e Eevee (Normal). No Black 2, existe também Buneary (Normal) e Cotonee (Grass). Já na White 2, Skitty (Normal) e Petilil (Grass).
Após treinar seu time pelo menos até o nível 22, siga para o ginásio, que é do tipo Bug. Castelia é o primeiro deles em que aparecem quebra-cabeças para serem resolvidos. No caso, o local está cheio de casulos que servem como forma de transporte. Lembre-se que o lado pelo qual você entra em um casulo influencia o local por onde você sai.
Depois de explorar o local e enfrentar os treinadores – que possuem pokémons no nível 20 -, você deve chegar na sala de Burgh. Ele possui três pokémons: Swadloon, Dwebble e Leavanny. Os dois primeiros estão no nível 22 e o último, no 24. A estratégia contra Burgh é simples: com excessão de Dwebble, seus outros dois oponentes possuem fraqueza dupla contra golpes do tipo Fire, o que faz com que eles sejam derrotados com mais facilidade. Dwebble, por sua vez, é fraco contra Water. Burgh também possui uma Hyper Potion para curar um de seus membros e Leavanny segura uma Sitrus Berry, que vai curá-lo quando o HP estiver baixo.
Após a vitória, Burgh lhe entrega a Insect Badge e o TM 76, que ensina Struggle Bug. Em seguida, cure seu time se necessário e siga para o norte da cidade, em direção à Rota 4.
Em direção à quarta insignia
No meio do caminho, você será interceptado pelo homem de cabelo estranho que encontrou nos esgotos, chamado Colress. Você o encontra novamente na estrada, onde ele libera a barreira de pokémons que tranca a trilha. Em seguida, você será desafiado para uma batalha, na qual ele usa Magnemite e Klink. Os níveis destes pokémons devem ser mais baixos que o de seu time, então a vitória será fácil, ainda mais se você possuir um pokémon Fire.
Antes de seguir ao norte, você pode querer explorar a área, que é diferente nas versões Black 2 e White 2. Os pokémons que você encontra são similares: Darumaka (Fire), Sandile (Ground/Dark), Scraggy (Dark/Fighting). Na Black 2 também há Trubbush (Poison) e na White 2, Minccino (Normal).
Após cruzar a rota, você chega à Join Avenue, uma galeria comercial que acaba de ser inaugurada e – por algum motivo – você é escolhido como gerente. Ao norte você chega no seu próximo destino: Nimbasa. É lá que existem dois ginásios (de esportes, desta vez) que possuem treinadores diferentes que podem ser enfrentados uma vez por dia e são grandes fontes de dinheiro e experiência.
Em seguida, siga para o parque que fica a leste da cidade. Lá, encontre o prédio azul que era o antigo ginásio na versão anterior e entre. No interior, haverá um pequeno quebra-cabeças envolvendo montanhas-russas, com algumas batalhas com treinadores que possuem pokémons elétricos de nível 24. Aproveite esta oportunidade para treinar seus tipos Ground.
Após concluir esta parte, você descobre que o ginásio foi reformado e agora funciona em outro prédio, mas por sorte ele fica ao lado. Antes de partir para este desafio, é recomendável treinar até o nível 27, já que a líder, Elesa, é um dos desafios mais difíceis até aqui. Você ainda deve enfrentar dois treinadores antes dela, que possuem times de nível 27.
Elesa, por sua vez, usa três pokémons: Emolga, Flaafy e Zebstrika, de nívels 28, 28 e 30, respectivamente. Esta é uma batalha difícil não só pelo tipo, mas pela estratégia que ela usa: seus três monstros possuem o golpe Volt Switch, que causa dano e troca o pokémon ativo. Para esta batalha, é recomendável usar pokémons do tipo Ground, que são imunes a eletricidade. Evite usar Water e Grass. Zebstrika também possui um golpe do tipo Fire, o que inviabiliza o uso de Magnemite, e uma Sitrus Berry para se curar. Lembre-se que a líder tem uma Hyper Potion e use golpes com poder alto para evitar uma batalha demorada.
Após a vitória, você recebe o TM 72, Volt Switch, e a Bolt Badge. Depois de fazer uma saída triunfal do ginásio, cure seu time e prossiga pela saída oeste da cidade. Lá você encontra mais uma vez o seu rival e quatro soldados do Team Plasma. Vocês se dividem e enfrentam dois cada. Os adversários possuem pokémons de nível 27 e não devem ser difíceis de derrotar.
A quinta insígnia
Agora é hora de encarar a Rota 5 em direção a Driftveil. Neste local, você vai enfrentar alguns treinadores e sua primeira batalha com três pokémons. Na versão White 2, ela será uma batalha tripla. Em Black 2, será Rotation.
Ao entrar na rota, você encontra Bianca, que lhe dá o HM 02, Fly, que permite que você viaje instantaneamente para cidades que já visitou antes.
Este local também tem novos pokémons para enfrentar. A lista é composta de Liepard (Dark), Minccino (Normal) e Trubbish (Poison). Os exclusivos são Solosis (Psychic – White 2) e Gothita (Psychic – Black 2).
Depois de explorar a área, atravesse a ponte em direção à cidade. No meio do caminho você vai encontrar algumas sombras, que podem conter itens que aumentam o status de seus pokémons, ou então uma batalha com o pokémon Ducklett, que você pode capturar.
Chegando em Driftveil, você vai encontrar alguns membros do Team Plasma discutindo entre si e descobrir que eles possuem uma base na cidade. Vá para o centro pokémon, cure seu time se necessário e, antes de prosseguir, reduza seu time para cinco membros.
Depois disso, explore a área e siga em direção à casa no extremo norte da cidade, onde você encontra Rood, um dos antigos chefes da equipe, que o desafia para uma batalha. Ele possui um Herdier e um Swoobat, ambos no nível 27. Após vencer, você descobre que na verdade o local é habitado por traidores do movimento que tentam devolver pokémons roubados a seus donos legítimos. Antes de sair, você vai receber o pokémon Zorua.
Refaça seu time e siga em direção ao ginásio, que fica próximo da casa onde você esteve até agora. O líder do ginásio, Clay, usa pokémons do tipo Ground.
O local é inspirado em uma mina com diversas esteiras e plataformas que se iluminam apenas quando você as descobre. Seu objetivo é descobrir o caminho até Clay, mas o recomendado é explorar todo o local e enfrentar todos os treinadores antes. Garanta que seu time esteja pelo menos no nível 30 para esta batalha. Quando estiver pronto para enfrentar o líder, vá até a entrada do ginásio e siga pelo caminho cima, direita, baixo, direita, cima, cima, cima, direita, baixo, direita, cima.
Após a batalha, você recebe a Quake Badge e o TM 78, Buldoze. Neste ponto, o Pokémon World Tournament (PWT) será inaugurado ao sul da cidade e Clay o convida para participar do torneio de abertura, juntamente com seu rival.
O Pokémon World Tournament
O Pokémon World Tournament é a área ao sul de Driftveil e é lá que se encontram vários NPCs que serão muito importantes na história:
Move Deleter | Faz com que seu pokémon se esqueça de um golpe. É a única forma de apagar HMs. |
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Move Relearner | Pode ensinar golpes antigos ao pokémon. Alguns pokémons evoluídos possuem golpes que só podem ser aprendidos desta forma. Cada uso custa uma Heart Scale. |
Hidden Power | Este NPC analisa um pokémon e descobre qual o tipo de seu golpe Hidden Power |
A ordem das batalhas também é fixa. Na primeira luta, você enfrenta seu rival, na segunda, Cheren e na terceira, Colress. Seu rival usa um time semelhante ao das outras batalhas, que você já deve estar acostumado a enfrentar. Já o time de Cheren é mais poderoso que o da última vez: ele usa Stoutland, Cinccino e Watchog. Na batalha final, Colress usa Magneton, Elgyem e Klink.
Na hora de montar o time para o torneio, lembre-se que não é possível mudá-lo entre cada batalha. Colress cai fácilmente contra golpes do tipo Fire, Cheren contra Fighting ou uma boa ofensiva e seu rival é o único que possui um time variado. As lutas, entretanto, devem ser fáceis se você manteve seu treinamento em dia.
Terminado o torneio, você se junta a Cheren e seu rival para investigar o navio do Team Plasta, que está no porto ao sul do PWT. Lá dentro, o trio será cercado por integrantes da equipe e cada um terá que enfrentar dois membros. Em seguida, você se une a Cheren e seu rival em batalhas duplas. Os oponentes vão usar pokémons do tipo Normal e Poison, todos no nível 29.
Após a batalha, vocês serão expulsos do navio e você pode seguir para a a Rota 6 em direção a Mistralton.
Em busca da sexta insignia
Antes de partir, passe em um Centro pokémon e reduza seu time para cinco membros.
A Rota 6 possui, como de praxe, novos pokémons para serem capturados. Aqui você encontra Deerling (Norma/Grass), Foongus (Grass/Poison), Maril (Water), Swadloon (Bug/Grass), Tranquill (Normal/Flying), Audino (Normal), Emolga (Electric/Flying), Dunsparce (Normal), Azumarill (Water), Castform (Normal), Unfezant (Normal/Flying), Leavanny (Bug/Grass), Karrablast (Bug) e Shelmet (Bug).
Os treinadores possuem times com nível entre 27 e 29, compostos pelos pokémons encontrados no local. No meio do caminho, Cheren espera você na entrada do Season Research Lab. Lá dentro, ele lhe entrega o HM 03, Surf, um dos melhores golpes do tipo Water do jogo. Um dos cientistas também vai lhe dar um Deerling de presente, que possui a habilidade Serene Grace.
No meio do caminho, você será interrompido pelo pokémon lendário Cobalion. Após a cutscene, siga ao norte para a Chargestone Cave. Neste local existem vários pokémons úteis e interessantes.
A área contém vários treinadores com pokémons de nível variando entre 32 e 34. Há também um pequeno quebra-cabeça envolvendo pedras magnéticas. Para avançar, basta empurrá-las em direção às grandes pedras azuis.
Depois de passar pela caverna, você chega a Mistralton, local de seu próximo desafio. Nesta cidade, você encontra pessoalmente a Professora Juniper pela primeira vez e é recompensado com uma Master Ball – que pode capturar qualquer pokémon com 100% de chance. O recomendado é guardá-la para situações de emergência ou para pokémons lendários difíceis de serem capturados.
A professora também vai lhe dar duas missões: visitar a Celestial Tower, o cemitério da região, e vencer a líder local, Skyla. Você pode fazer isto na ordem que desejar, mas o ideal é deixar Skyla para depois, assim você consegue mais experiência. Termine de explorar a cidade e siga ao norte para a Rota 7.
O caminho é composto de várias áreas de grama alta e pontes de madeira que você não pode atravessar de bicicleta. Os treinadores usam pokémons de níveis entre 33 e 36, mas nada difícil. Neste local você pode encontrar Deerling (Normal/Grass), Foongus (Grass/Poison), Seviper (Poison), Zangoose (Normal), Zebstrika (Electric), Audino (Normal), Emolga (Electric/Flying), Unfezant (Normal/Flying), Tranquil (Normal/Flying) e Watchog (Normal). No inverno também surgem Cubchoos (Ice).
O ginásio da cidade fica ao norte da pista de pouso e contém um dos quebra-cabeças mais frustrantes até aqui. No fundo da sala existem turbinas de vento que sopram você de volta ao início. A ideia é avançar se protegendo através de paredes. Os treinadores do local são especialistas no tipo Flying e usam pokémons com níveis entre 36 e 37.
A batalha contra Skyla não deve ser difícil. Os pokémons dela são Swoobat, Skarmory e Swanna, os primeiros com nível 37 e o último, 38. O segredo desta batalha é usar bem os golpes elétricos, já que Swanna tem fraqueza de 4x contra eles. Se estiver usando Joltik, lembre-se que ele é fraco contra Acrobatics, Air Slash e Air Cutter. Traga também um pokémon Fire para usar contra Skarmory e a batalha não será muito difícil. Não se esqueça que Swanna possui uma Sitrus Berry e a líder, uma Hyper Potion.
Após a vitória, você recebe a Jet Badge e o TM 62, Acrobatics. Saindo do ginásio, você encontra a Professora Juniper. Após a conversa, vá até o serviço de transportes (o prédio na entrada da pista) e converse com Skyla para pegar carona de avião até a cidade de Lentimas.
A sétima insignia
Lentimas é uma cidade montanhosa isolada do mundo pelo vulcão Reversal Mountain. Após aterrissar, você recebe a missão de encontrar Drayden, o líder e prefeito da cidade de Opelucid, e pedir a ajuda dele para enfrentar o Team Plasma.
O primeiro passo desta longa jornada é desbravar Reversal Mountain. Na área exterior do vulcão você encontra Drifblim (Ghost/Flying), Skarmory (Steel/Flying), Skorupi (Poison/Bug), Trapinch (Ground), Vibrava (Ground/Dragon) e Audino (Normal). Os exclusivos da área são Spoink e Grumpig (ambos Psychic) em Black 2 e Numel e Camerupt (ambos Fire/Ground) para White 2.
O interior de Reversal Mountain é diferente entre as duas versões. Em Black 2, é um lago gigante no interior da caverna, enquanto em White 2 é um vulcão ativo. Algumas batalhas com treinadores serão diferentes entre as duas versões, mas o mapa e os pokémons encontrados são os mesmos, salvo os exclusivos.
A lista de pokémons encontrados no local são Woobat (Psychic/Flying), Boldore (Rock), Skorupi (Poison/Bug) e Excadrill (Ground/Steel), além dos mesmos exclusivos do exterior. Aproveite a companhia de Bianca para explorar o local, já que ela cura seu time após cada batalha. O seu objetivo é encontrar a saída para Undella Town, que fica na parte leste da montanha.
A cidade de Undella é um resort de verão que não possui muitas coisas interessantes no momento. Cure seus pokémons no centro e siga para o norte, em direção à Rota 13. Você será parado pelo seu rival, que vai lhe desafiar para uma batalha. O time dele é composto de Unfezant, no nível 39, o macaco elemental fraco contra seu inicial, no mesmo nível, e o próprio inicial dele no nível 41.
A Rota 13 é composta por trilhas ao longo da praia. Neste local é possível encontrar Absol (Dark), Drifblim (Ghost/Flying), Lunatone (Rock/Psychic), Pelipper (Water/Flying), Solrock (Rock/Psychic), Tangela (Grass), Audino (Normal), Emolga (Electric/Flying) e Tangrowth (Grass). Surfando, você também pode lutar com Basculin (Water), Frillish (Water/Ghost) e Staryu (Water).
Depois de decidir o que fazer com Cobalion, siga a rota até chegar à cidade de Lacunosa, onde você encontra a professora Juniper e Bianca. Após a cena, você fica livre para explorar a cidade. Cure seu time no centro e siga em direção à saída ao sul, onde você encontra mais uma vez seu rival e membros do Team Plasma. Após o diálogo, vocês se aliam para uma batalha em dupla. Os adversários usam pokémons entre os níveis 39 e 44, mas nada que você não seja capaz de vencer.
Após a batalha, siga a oeste para a Rota 12. Esta é uma área pequena,
onde você pode encontrar Combee (Bug/Flying), Roselia (Grass/Poison),
Sewaddle (Bug/Grass), Tranquil (Normal/Flying), Audino (Normal),
Dunsparce (Normal), Emolga (Electric/Flying), Leavanny (Bug/Grass),
Roserade (Grass/Poison), Unfezant (Normal/Flying) e Vespiqueen
(Bug/Flying). Os exclusivos da área são Heracross (Bug/Fighting) para
Black 2 e Pinsir (Bug) para White 2.
Existem alguns poucos treinadores no local com times de níveis entre 40
e 42. Fora isto, será uma curta viagem até Village Bridge, uma cidade
construída em cima de uma ponte. Apesar de ser uma área urbana, existem
alguns treinadores que podem ser enfrentados no local, com times de
nível variando entre 40 e 44. Você também encontra vários pokémons no
local: Golduck (Water), Marill (Water), Seviper (Poison), Zangoose
(Normal), Audino (Normal), Azumarill (Water), Dunsparce (Normal) e
Emolga (Electric/Flying). Na água você também acha Basculin (Water),
Marill, Azumarill e Lapras (Water/Ice).
Após explorar esta área, siga seu caminho para a Rota 11, uma trilha
que cruza as montanhas em uma área cheia de cachoeiras. Este local é
outra oportunidade para capturar mais pokémons, como Amoongus
(Grass/Poison), Gligar (Ground/Flying), Golduck (Water), Marill (Water),
Seviper (Poison), Zangoose (Normal), Audino (Normal), Azumarill
(Water), Emolga (Electric/Flying), Gliscor (Ground/Flying), Karrablast
(Bug) e Shelmet (Bug). Na água existem Basculin (Water), Goldeen
(Water), Buizel (Water) e Floatzel (Water).
Sua próxima parada é a cidade de Opelucid, que possui design diferente entre as duas versões. Em Black 2, ela é um local com aspecto futurista, já em White 2, ela possui um ambiente mais clássico. Em termo de jogo, isto só altera alguns diálogos.
Sinta-se a vontade para explorar a cidade e, quando estiver pronto, siga para o ginásio, que é especializado em pokémons do tipo Dragon. O local é uma das áreas mais impressionante do jogo: você controla uma estátua de dragão gigante e tem que enfrentar vários treinadores em outra estátua para fazer a sua subir e alcançar o líder Drayden. Para isso, suba até a cabeça do seu dragão e selecione os botões para movê-lo.
Os treinadores do local possuem vários pokémons de níveis variando
entre 44 e 46. O próprio Drayden usa um time composto de Druddigon e
Flygon, ambos no nível 46, e Haxorus, no nível 48. Os três possuem o
golpe Dragon Tail, que causa dano e troca o pokémon do seu time por
outro aleatório, e só possuem golpes de ataque. Para esta batalha, traga
muitos pokémons com golpes do tipo Ice, que são a melhor forma de
enfrentar dragões, especialmente Flygon, que possui fraqueza de 4x
contra eles. O segredo aqui é saber usar os tipos certos e pokémons
rápidos. Lembre-se que Haxorus e Drayden possuem itens de cura.
Após vencer, você recebe o TM 82, Dragon Tail, e a Legend Badge. Na
saída do ginásio, Drayden aparece novamente e vai para casa. Siga-o, mas
antes de conversar com ele, cure seu time. Ele vai lhe convidar para
visitá-lo em casa, mas a conversa é interrompida pelo navio do Team
Plasma, que está voando acima da cidade e usando um raio congelante
nela. O líder tenta usar seus pokémons para parar o ataque, mas eles se
mostram inúteis frente a tanto gelo.Os líderes do Team Plasma surgem logo em seguida. Seu objetivo é percorrer toda a cidade congelada e vencer todos os soldados inimigos e o líder, Zinzolin. Eles possuem pokémons dos tipos Poison e Ice, com níveis variando entre 44 e 46.
Quando eles forem embora, Drayden vai levá-lo de volta ao ginásio e entregar o DNA Splicers. Mas antes que você consiga recebê-lo, a Shadow Triad, os assassinos do Team Plasma, aparecem e o roubam. Siga para fora do prédio em direção à saída para a Rota 11. Antes de sair da cidade, você será desafiado por um dos membros da Shadow Triad, que possui pokémons do tipo Dark com níveis entre 46 e 48.
Após a batalha, volte para a cidade de Undella. Seu objetivo é cruzar o
Marine Tube, mas seu rival, Hugh, intercepta você na entrada. Desta
vez, entretanto, ele não vem para lutar. Após a conversa, atravesse o
túnel para chegar à Humilau.
Humilau é a última cidade antes da entrada da Liga Pokémon, seu desafio final, e também hospeda o último ginásio de Unova. Seu objetivo é vencer o líder local, Marlon, mas antes disso é preciso achá-lo. Esta porém é uma tarefa fácil: basta seguir para a parte norte da cidade que ele surgirá do mar e o convidará para desafiá-lo imediatamente. Explore a cidade antes.
O ginásio de Humilau é especializado no tipo Water e possui um pequeno
labirinto composto de folhas flutuantes. Você deve pular nelas para
avançar para outras áreas do local. Como todos os desafios deste tipo,
este não é muito complicado.
Como o intervalo entre a batalha contra Drayden e esta é muito curto,
procure enfrentar todos os treinadores para diminuir a diferença de
níveis entre os times. Eles possuem pokémons de níveis entre 46 e 48.Já o time de Marlon é composto por Carracosta e Wailord, no nível 49, e Jellicent no nível 51. A estratégia aqui é extremamente simples: use golpes do tipo Grass em Carracosta para explorar a fraqueza de 4x e combine Grass e Electric nos outros dois. Tome cuidado com os golpes Scald, possuído pelos três oponentes, que pode causar Burn, e Recover, que recupera o HP de Jellicent. Wailord possui um dos maiores HPs de todos os pokémons e o golpe Amnesia, que aumenta sua Special Defense.
Após a batalha, você é presenteado com a última insignia, a Wave Badge, e o TM 55, Scald, outro dos melhores golpes Water do jogo. Saindo do ginásio, você encontra seu rival e recebe uma última missão: eliminar o Team Plasma de uma vez por todas.
A luta final contra o Team Plasma
Seu primeiro objetivo agora é seguir para a Rota 22, que fica ao norte da cidade. Neste local você encontra Amoongus (Grass/Poison), Delibird (Ice/Flying), Golduck (Water), Lunatone (Rock/Psychic), Maril (Water), Mienfoo (Fighting), Pelipper (Water/Flying), Solrock (Rock/Psychic), Audino (Normal), Azumarill (Water) e Emolga (Electric/Flying). Os treinadores aqui possuem times com níveis entre 45 e 47.
De posse da Colress Machine, seu objetivo é visitar a Seasive Cave, que
fica entre Humilau e Undella. Para este local, você vai precisar dos
golpes Surf e Strength. Você pode escolher em qual das entradas da
caverna entrar: a norte, acessível pela Rota 21, é mais curta, mas
possui mais treinadores. Já a sul, ao lado de Undella, é mais longa mas
possui menos batalhas.
Na Rota 21 você encontra os pokémons Frillish (Water/Ghost), Mantike
(Water/Flying), Remoraid (Water), Alomomola (Water), Jellicent
(Water/Ghost), Mantine (Water/Flying), Luvdisc (Water) e Octillery
(Water), além de vários treinadores com times de nível entre 44 e 47. Ou
seja: nada difícil para quem venceu Marlon.
Entrando pela rota sul, você deve seguir a trilha até a passagem norte e
descer pelas lajes até encontrar uma bifurcação para o leste, que leva
para o resto da caverna. Neste local você encontra Boldore (Rock),
Golduck (Water), Seel (Water), Tynamo (Electric), Woobat
(Psychic/Flying), Excadrill (Ground/Steel), Frillish (Water/Ghost), Seel
(Water), Dewgong (Water/Ice), Jellicent (Water/Ghost), Luvdisc (Water) e
Shellder (Water).
Os treinadores possuem times com níveis entre 44 e 47. Seu objetivo é
alcançar a saída da caverna que fica ao leste. Lá você encontra um
pequeno labirinto de pedras que devem ser movidas com Strength. Uma vez
que uma pedra caia em um buraco, sua posição é fixada, então você não
precisa se preocupar em reiniciar do zero caso empurre uma pedra errada.
A saída está bloqueada por uma pedra. Use a Colress Machine nela e você
descobre que ela na verdade é um pokémon, Crustle. Você pode derrotá-lo
ou capturá-lo. Em seguida, siga pela caverna para encontrar o Plasma
Frigate e seu rival. Após a cena, entre no navio.
Você vai entrentar uma batalha contra um soldado do Team Plasma, que
possui pokémons no nível 46. Em seguida, siga para a parte norte do
barco e fale com seu rival. No interior, vocês se aliam para enfrentar
uma batalha em dupla.
A passagem a sua frente está bloqueada. Siga para a parte sul do barco e
desça as escadas. Você vai chegar nos alojamentos, onde existem seis
quartos. O quebra-cabeças é diferente para as versões Black 2 e White 2.
Na Black 2, cada quarto terá dois teletransportes e seu objetivo é
encontrar e pressionar quatro botões para seguir em frente. Os botões
estão localizados no teletransporte superior das salas nordeste, leste e
sudoeste e no teletransporte inferior da sala sudeste. Se você
precisar, também pode descansar na sala nordeste.
Já na versão White 2, você deve encontrar um cartão e uma senha, que é
aleatória. O cartão está com o oponente no meio da sala de alimentação,
nas portas oeste e sudoeste. Para conseguir a senha, você deve enfrentar
outros oponentes nas outras salas. Você pode usar o quarto na sala
leste para descansar se precisar.
A senha será uma combinação de números ou o nome de um pokémon. As
opções são “2202”, “7707”, “9909”, “Zekrom” ou “Reshiram”. Se você
estiver jogando a versão japonesa, os nomes dos pokémons são “RESHIRAMU”
(レシラム) e “ZEKUROMU” (ゼクロム).
Após desbloquear o caminho, você chega a uma sala onde encontra um dos
líderes do Team Plasma, Zinzolin, que vai desafiá-lo para uma batalha em
dupla com o seu rival. Ele usa dois Cryogonal de nível 48 e um Weavile
de nível 50. Você também descobre o motivo por trás do raio de gelo do
navio: o pokémon lendário Kyurem. O Shadow Triad aparece novamente e
teleporta vocês de volta para a Rota 21.
O Plasma Frigate se dirige então para o Giant Chasm, que fica no final
da Rota 22. Lá dentro, você encontra os pokémons Sneasel (Dark/Ice),
Piloswine (Ice/Ground), Vanilish (Ice), Clefairy (Normal), Lunatone
(Rock/Psychic), Solrock (Rock/Psychic), Delibird (Ice/Flying) e
Excadrill (Steel/Ground). Na água existem Basculin (Water), Seel (Water)
e Dewgong (Water/Ice).
Após enfrentar um dos soldados, Rood lhe dá três Max Revives. Você deve prosseguir pela montanha de gelo e entrar mais uma vez no Plasma Frigate. Os pokémons desta área são Piloswine (Ice/Ground), Clefairy (Normal), Ditto (Normal), Lunatone (Rock/Psychic), Solrock (Rock/Psychic), Metang (Steel/Psychic), Delibird (Ice/Flying), Audino (Normal), Mamoswine (Ice/Ground), Clefable (Normal) e Metagross (Steel/Psychic).
Dentro do navio, siga para a sala na parte sul. Entre no teletransporte. O quebra-cabeças aqui é semelhante, mas mais uma vez diferente entre as duas versões. Ele consiste em vários canos que podem ser modificados pisando no botão no topo deles.
Na versão Black 2, seu objetivo é derrotar seus oponentes até conseguir
uma senha e um cartão. A senha é semelhante ao quebra-cabeças anterior
da versão White 2. Já em White 2, você deve navegar pelos
teletransportes para liberar os lasers. Para acessar os botões, pise nos
teletransportes no canto superior esquerdo e direito e nos dois no
meio.
Após liberar a passagem, siga para a próxima sala, onde você encontra
Kyurem e enfrenta Zinzolin mais uma vez. O time dele é o mesmo da outra
batalha, com pouca diferença nos níveis.
Após a batalha, siga para o teletransporte a direita para encontrar
Colress, que era secretamente o chefe do Team Plasma. Ele usa um dos
maiores times até agora, com Magneton, Magnezone, Metang, Beheeyem e
Klinklang. Todos eles estão no nível 50, com exceção do último, que está
no 52. Quase todos eles são do tipo Steel, o que significa que são
fracos contra golpes Fire e Ground.
Depois de vencer, siga para o teletransporte no outro lado da sala,
onde você será levado para o escritório final do Team Plasma. Lá dentro,
você encontra Ghetsis, o vilão do jogo anterior. Você vai ter que
enfrentar dois membros do Shadow Triad antes de prosseguir.
Saindo do Plasma Frigate, você chega à caverna central do Giam Chasm.
Siga até o salão principal, onde há o encontro final entre N, Ghetsis,
Kyurem e dragão lendário Reshiram ou Zekrom (dependendo da versão). Após
o diálogo, Ghetsis usa o DNA Splicers para fundir os dois dragões. Você
vai enfrentar Black ou White Kyurem em seguida, mas não pode capturá-lo
ou ganhar experiência nesta batalha.
Após vencer Kyurem, a fusão se desfaz e ele foge do local. N cura seu
time e você deve enfrentar Ghetsis. Ele usa Cofragius, Drapion,
Eelektross, Seismitoad, Toxicroak e Hydreigon. Contra Cofragius, procure
usar um tipo Poison com golpes Dark ou Ghost para bloquear sua
estratégia de envenenar seu time. Drapion cai facilmente contra golpes
Ground. Eelektross não possui fraquezas, mas cai fácil contra uma boa
ofensiva. Seismitoad possui fraqueza 4x contra golpes Grass, já
Toxicroak possui a mesma deficiência contra Fighting. Hydreigon parece
ser muito poderoso, mas cai fácil contra Bug, Fighting e Dragon.
Após a batalha, seu rival aparece dizendo que chegou a hora de seguir
para a Liga Pokémon. Para chegar lá, volte ao Giant Chasm e siga para a
esquerda a partir das escadas que levam à área interior.
Você vai chegar à Rota 23, a última antes da batalha final. Você pode
descansar na casa logo na saída da caverna. Neste local você encontra
Bouffalant (Normal), Gligar (Ground/Flying), Mienfoo (Fighting),
Amoongus (Grass/Poison), Golduck (Water), Audino (Normal), Emolga
(Electric/Flying) e Gliscor (Ground/Flying). Os exclusivos da área são
Throw (Fighting) e Vullaby (Dark/Flying) para Black 2 e Sawk (Fighting) e
Rufflet (Flying) para White 2. Na água existem Basculin, Buizel e
Floatzel (todos Water).
Siga para o norte pela trilha. Esta é uma área grande, mas o caminho
que você deve seguir é curto. Siga ao norte até as escadas, suba e siga
para a esquerda. Você encontra um novo lance de escadas e, lá em cima a
entrada para a Liga Pokémon.
Após passar pelo portão da Liga, você será recepcionado por N, que vai
lhe entregar o HM 05, Waterfall. Em seguida, você encontra uma casa com
um Centro Pokémon no interior e as escadas para a Victory Road, a última
área a ser explorada. O interior é levemente diferente entre as
versões, mas todas as áreas são acessíveis.
Os pokémons que podem ser encontrados na área inicial são Banette
(Ghost) e Golurk (Ground/Ghost). Na área exterior, existem Tranquill
(Normal/Flying), Altaria (Dragon/Flying), Audino (Normal), Dunsparce
(Normal) e Unfezant (Normal/Flying). Já dentro da caverna você encontra
Boldore (Rock), Onix (Rock/Ground) e Excadrill (Ground/Steel). Na área
da floresta existe Cottonee (Grass), Petilil (Grass), Roselia
(Grass/Poison), Whimsicott (Grass), Lilligant (Grass) e Roserade
(Grass/Poison). Finalmente, surfando você enfrenta Buizel, Basculin e
Floatzel (todos Water). Os treinadores desta área possuem pokémons com
nível aproximado de 55.
Na versão Black 2, siga para o norte até o final do caminho, dobre para
oeste e siga até as escadas. Em seguida, atravesse a ponte e siga para
oeste pelas escadas até encontrar a entrada para a caverna. Siga para o
leste até encontrar as duas pedras.
Em White 2, siga até o norte nas ruínas e dobre à esquerda. Você vai
encontrar uma pedra para mover com Strength. Em seguida, siga para o
norte para chegar na floresta. Continue para o norte até chegar a uma
ponte. Atravesse-a e entre na caverna. Siga para o leste até encontrar
as duas pedras.
Use Strength na pedra da esquerda e siga pelo lado oeste da caverna.
Você vai chegar à última área da Victory Road. Basta subir as escadas
até o topo e, em seguida, ir para leste para chegar à Liga Pokémon.
O local é composto de uma casa com um centro Pokémon para que você
possa curar e reorganizar seu time. Quando estiver pronto, basta seguir
pelo portão para enfrentar as últimas cinco batalhas.
Uma vez dentro do castelo, você pode enfrentar cada membro da Elite 4
na ordem que quiser, mas uma vez lá dentro não é permitido sair até
vencer ou ser derrotado. Cada membro da Elite 4 usa quatro pokémons,
três com nível 56 e o último com nível 58. A campeã, Iris, usa cinco com
nível 57 e o último, 59.
Cada membro está em seu quarto particular. Na sala a sudoeste está
Shauntal, que usa pokémons do tipo Ghost. O time dela é composto por
Cofragius, Drifblim, Golurk e Chandelure. Este tipo é fraco contra si
mesmo, então usar pokémons com golpes deste tipo é uma boa estratégia.
Você também vai querer usar golpes do tipo Ice contra Drifblim e Golurk.
Chandelure pode ser derrubado por Water.
A sala nordeste é o lar de Caitlin, que usa pokémons do tipo Psychic.
Seu time é Musharna, Sigyliph, Reuniclus e Gothitelle. O recomendado é
usar os mesmos pokémons com golpes Ghost da luta contra Shauntal, já que
eles também são úteis aqui. Sigyliph também é fraco contra Ice e
Electric.
A última sala, sudeste, abriga Marshal, especialista no tipo Fighting.
Seu time é Sawk, Throh, Mienshao e Conkeldur. Os tipos ideais nesta
batalha são Psychic e Flying, mas procure focar nos golpes Psychic, não
em pokémons deste tipo, já que eles serão fracos contra as outras
batalhas da área.
Após vencer a Elite 4, você recebe o direito de lutar contra a campeã
Iris. O time dela é composto por Hydreigon, Aggron, Lapras, Druddigon,
Archeops e Haxorus. Esta é uma das poucas batalhas 6×6 do jogo e pode
parecer assustadora a primeira vista, mas não se preocupe: se seu time
está com o treino em dia, ela será fácil. A primeira coisa a ser
lembrada é que os únicos pokémons que não são fracos contra Ice são
Aggron e Lapras. O primeiro pode ser derrotado com golpes Fighting e
Water e o segundo, com Fighting e Rock. Em resumo, os tipos Fighting e
Ice são os mais recomendados.
Após vencer Iris, ela vai registrar seu time no Hall of Fame. Parabéns, você completou o jogo!